sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"Jeitinho Brasileiro"


    Conhecemos bem o "jeitinho Brasileiro". O jeitinho de afastar as sujeiras para baixo do tapete, o jeitinho de não dar importância as leis até que uma tragédia aconteça, o jeitinho de empurrar os problemas com a barriga, em vez de resolve-los de uma vez por todas.
   No começa de 2011, o governo fez um série de obras, como o alargamento de pistas e construção de viadutos, estacionamentos e estradas, tudo com intuito de melhorar o intenso trânsito nas grandes capitais. Entretanto, em vez de diminuir o congestionamento, estas obras só tendem a piorar o problema, afirma o especialista em políticas públicas de transportes e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Artur Morais. Segundo ele, as obras passam uma falsa ilusão, estimulando ainda mais o uso de carros na pistas alargadas. Vemos novamente o "jeitinho Brasileiro" em cena.
    Temos consciência que o problema no trânsito não irá acabar da noite para o dia. Porém, o governo pode melhorá-lo tomando outras atitudes, como por exemplo, a criação de ciclovias, incentivando as pessoas a irem trabalhar de bicicleta, ou a melhoria no transporte coletivo, com pistas exclusivas para estes. Dessa forma, os motoristas perceberam que usando ônibus ou até mesmo a bicicleta chegaram mais rápido no trabalho, e deixaram seus carros mais vezes na garagem.
     Enquanto as devidas providências não são tomadas, temos que aguentar os intensos tráfegos, contribuindo na poluição do ar, e aumento o stress na vida dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário